quarta-feira, junho 29, 2005

Recolha do Sal

Etiquetas: ,


terça-feira, junho 28, 2005

Salinas na Ria de Aveiro




"Das 253 marinhas em laboração nos anos 40, apenas 49 se encontravam em plena actividade em 1994, muitas delas em regime de aluguer. Presentemente, pouco mais de vinte se encontram ainda a laborar.
A vida do homem que faz a marinha – o Marnoto – é dura e a sua falta de instrução técnica é compensada pela sua larga e tradicional experiência. As alfaias que usa são seculares, o trabalho rudimentar e primitivo.Devido à acção rude das águas extremamente concentradas, os pés do marnoto apresentam-se chagados e castigados."
Esta é a realidade desta arte, como muitas outras a desaparecer aos poucos. Valham-nos certas iniciativas, tais como o "Ecomuseu da Troncalhada", de que já aqui falei anteriormente. Chegou a época da recolha do sal, e dessa forma irei nos próximos dias publicar uma sequência de fotografias que pretendem retratar a produção artesanal do sal. Espero que gostem, e já agora que comentem o que acharem por bem...

Etiquetas: ,


Jardim Aquático

Não sei porquê, mas apetece-me saltar de "ilha" em "ilha", neste jardim aquático aqui mesmo na Ria de Aveiro. São recantos como este que fazem valer a pena percorrer a zona lagunar. E que tal um passeio pelo percurso da Bioria, no esteiro de Salreu. Vão e experimentem, de certeza não se irão arrepender.

Etiquetas:


segunda-feira, junho 13, 2005

Em Cacho

O desfoque da paisagem de fundo serve para realçar ainda mais a planta que pretendi fotografar, pelo que o efeito que pretendia foi mesmo conseguido. Alguém quer dizer alguma coisa?

Etiquetas:


quinta-feira, junho 09, 2005

De Volta às Macros


Gostei bastante do resultado desta fotografia, faz-me lembrar uma aranha rosa-choque, o que é no mínimo bizarro. De qualquer forma acho que vou insistir nas fotografias de plantas, pelo que se quiseram ver qualquer outra coisa vão ter que se aguentar à bomboca.

Etiquetas:


quinta-feira, junho 02, 2005

Espelho de Água

E que tal esta paisagem, com a natureza no seu estado mais puro?
Este recanto existe em S. Pedro do Sul e é a prova de que com simplicidade se conseguem bons resultados. Aconselho vivamente uma visita, fica perto da estrada nacional que liga S. Pedro do Sul a Viseu, junto ao cruzamento para o Alto de S. Macário e para a Aldeia da Pena.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?