quinta-feira, setembro 28, 2006

Aérea # 4

Mais uma vista magnífica (pelo menos no meu ponto de vista!!) da zona lagunar, focando essencialmente as marinhas de sal junto à cidade de Aveiro.
Ao fazer uma pesquisa na Net sobre as referidas marinhas, constatei que a informação recolhida aponta toda num sentido: o crescente abandono da exploração destas marinhas, devido à aparente fraca rentabilidade do negócio da produção de sal, o que implica falta de investimento por parte dos proprietários e, mais cedo ou mais tarde, a destruição das "motas" (muros que servem de divisão das diversas marinhas), descaracterizando toda a paisagem.
É uma pena, mas parece que a situação descrita é bem possível de vir a acontecer...

Etiquetas:


segunda-feira, setembro 25, 2006

Aérea # 3


Palavras para quê?

Etiquetas:


quarta-feira, setembro 20, 2006

Aérea # 2

Ponte da Varela na Torreira, essa bela localidade!

Etiquetas:


segunda-feira, setembro 18, 2006

Aérea #1

Esta é a primeira fotografia de uma série que irei publicar e que permite ter uma outra perspectiva da Ria de Aveiro.
As fotografias que irei publicar não são da minha autoria mas sim da minha colega Palmira G., que gentilmente me autorizou a publicá-las.
Esta fotografia foi obtida na intersecção do Cais dos Bacalhoeiros (Gafanha da Nazaré) com o canal que conduz ao Canal das Pirâmides (Centro de Aveiro), e considero-a lindissíma.

Etiquetas:


quarta-feira, setembro 13, 2006

Quinta de Vargellas vista da Estação de Ferradosa




Os edifícios e a vinha de Vargellas foram construídos num dos trecho mais belos do Douro Superior. Toma-se a estrada que liga São João da Pesqueira à barragem da Valeira, interrompe-se a viagem por minutos (ou horas) para se contemplar a paisagem do cimo do monte de São Salvador do Mundo, segue-se à direita no desvio para Ferradosa, ultrapassa-se esta localidade e a Quinta de Vargellas aparece no horizonte do rio. Praticamente no centro das vinhas está um primeiro grupo de edifícios composto por um belo «chalet» com frente e piscina viradas para o douro, uma casa para os caseiros e outra ligeiramente abaixo na encosta para os visitantes e para os trabalhos da empresa. Junto à linha de caminho de ferro estão os armazéns e os centros de vinificação, onde os lagares tradicionais coexistem com modernas tecnologias. Um pouco mais à frente, a escassos metros do rio, está a estação ferroviária privativa da Quinta. Outrora dividida em três, detida ou alugada durante anos pela família Ferreira, a Quinta de Vargellas foi comprada pela «Taylor Fladgate & Yeatman» em 1893/94. Desde então os novos proprietários organizaram uma pequena revolução na estrutura da vinha- entre 1911 e a actualidade, a sua produção passou de 70/80 pipas para cerca de 225. Os seus patamares, construídos em 1973, constituíram uma das primeiras experiências do género na região.
Fotografia da entrada principal da Quinta, o texto foi "obra e graça" do Google...

Etiquetas:


sexta-feira, setembro 08, 2006

Água...ardente

109 dias depois, a vontade superou a preguiça! O.K., Alexandre C., à segunda foi de vez. Vamos lá ver se entro no ritmo...

A fotografia apresentada foi tirada na Ilha de Arousa, Galiza, e o efeito dourado (não manipulado) deve-se ao fumo resultante dos diversos incêndios que assolaram aquela zona na 2ª semana de Agosto, data desta fotografia.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?