terça-feira, março 14, 2006

Realçando


Descrição retirada do site da C.M. da Murtosa:

"Xávega é uma rede de pesca de arrasto que também se designa por rede varredoura. A embarcação, que se destina à pesca costeira com esta rede de arrasto, possui vulgarmente o mesmo nome - barco da arte xávega. É uma embarcação muito levantada de proa e ré.
A embarcação vai para o mar, é lançada a rede em círculo, iniciando-se o processo de arrasto, após o regresso à praia. Amarram-se os cabos de alagem a uma junta de bois e estes puxam as redes.
Ainda hoje, podemos contemplar o puxar das redes por tracção animal, na Praia da Torreira. Devido ao progresso tecnológico, a força animal começa a ser substituída por tractores e os remos por motores, embora ainda hajam resistentes à tradição.
O barco sofreu diversas transformações ao longo da sua história. Hoje, continuam a ser realizados em estaleiros junto à Ria de Aveiro. O barco contemporâneo pode levar cerca de 8 a 12 homens. Pescam diariamente e sazonalmente, entre os meses de Março e Outubro. Esta embarcação não possui leme, sendo orientada pelos remos, o seu fundo é liso, pois tem que se deslocar facilmente na areia por cima de toros de madeira.
Características actuais do barco:
- Comprimento 10 metros;
- Boca 2,9 metros;
- Pontal 1 metro;
- Cavernas 16;
- Remos (2) 8,4 metros."

Etiquetas:


|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?